Após todas as turbulências que as empresas passaram no mundo, como está a sua empresa? Você está disposto a mudanças? Teve tempo de avaliar e tomar as decisões necessárias? Ou, fez mudanças e não está tudo bem? Bem, esta reflexão é essencial e pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso neste período, que nem podemos chamar de pós-Covid19, pois continuamos convivendo com a pandemia.

Muitas vezes, o excesso de apego ao planejamento ou a objetivos inicialmente traçados podem acabar cegando os empreendedores para o novo. Você tem conseguido parar para observar o que acontece ao seu redor ou está sendo consumido de atividades operacionais, sem encontrar tempo para refletir sobre o presente e futuro do seu negócio? Não é saudável deixar o estratégico de lado. Cada vez mais, é fundamental aprimorar a capacidade de enxergar oportunidades.

Em 1886, David McConnell com 28 anos de idade, era um jovem vendedor de livros porta a porta nos Estados Unidos, e para enriquecer a sua abordagem de venda, ele teve a ideia de oferecer gratuitamente um brinde aos clientes, para então falar dos seus produtos e convencê-los da compra. Como seu público era predominantemente feminino, o McConnell pensou que um frasco de perfume seria o brinde ideal, e com a ajuda de um amigo farmacêutico, produziu uma fragrância com óleo de rosas. Foi então, que McConnell percebeu que o perfume que ele oferecia de graça era o principal motivo pelo qual compravam os seus livros. Sim! O brinde tinha muito mais apelo com as clientes do que o produto principal. E você sabe o que aconteceu depois? David McConnell fundou a AVON, umas das maiores fabricantes de cosméticos do mundo. E acredite: sem nunca ter pensado em criar uma empresa de artigos de beleza antes. Afinal, ele era apenas um jovem vendedor de livros.

A história de McConnell nos faz pensar em quantas oportunidades podem estar acontecendo agora e nós não as percebemos, porque estamos concentrados demais em cumprir com o plano. Se ele tivesse insistido em se tornar o melhor vendedor de livros, talvez não enxergasse a demanda latente do público alvo por perfumes e não teria se tornado um dos grandes empreendedores da história mundial.

Após várias mudanças durante a atuação da sua empresa no mercado, você pode estar no mesmo segmento e seu público ser outro, os canais de venda mudarem, entre outras oportunidades. Mas, para percebê-las, é necessário estar atento e aberto a mudanças. Deixar para trás um projeto inicial que foi planejado, que consumiu muitos recursos, não é uma decisão fácil. Mas, ela pode ser a melhor alternativa para sobreviver e continuar no jogo. Sabemos o quanto é importante planejar e ter foco para empreender num cenário de mudanças rápidas. Mas, igualmente importante é cuidar para não cristalizar sonhos e planos. E fechar os olhos para o novo.

Será que você está ouvindo o que o mercado está dizendo?

Será que está lendo com atenção os sinais dos seus clientes?

Talvez, a mudança necessária não seja de 180°. Mas, pequenas alterações no produto, na embalagem, na forma de entrega, ou no canal de relacionamento com o cliente. Talvez, seja apenas o “desapegar” daquele “sempre foi assim”. Todas as suas competências e os conhecimentos adquiridos durante todo esse tempo irão junto com você. Foi a coragem que o levou a empreender, não tenha medo!

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