Implantar um plano de cargos e salários pode ser uma decisão para contribuir com a justa ascensão profissional dos seus colaboradores e, claro, com o sucesso da sua empresa. Tem interesse no assunto e em compreender melhor por que essa é uma medida que ajuda enormemente?

Então, continue com a leitura deste artigo e confira, nos tópicos a seguir, os motivos do porquê ter um plano de cargos e salários.

  • Valorização profissional de forma metódica
  • Embasamento ao avaliar desempenhos
  • Eficiência garantida na seleção de pessoal
  • Motivação e retenção de talentos
  • Ajuda em eventuais questões trabalhistas

Valorização profissional de forma metódica

Um dos mais importantes motivos para ter um plano de cargos e salários é porque esse sistema permite reconhecer os colaboradores da empresa de maneira apropriada. Isso evita até mesmo demissões devido à falta de perspectiva ou o descontentamento por não haver critérios claros.

Assim, o risco de perder profissionais experientes e importantes para o negócio são menores. Além disso, havendo a adequada valorização profissional, todos desempenham as suas tarefas com maior qualidade e produtividade.

Embasamento ao avaliar desempenhos

Quando uma empresa possui um plano de cargos e salários é possível entender melhor o que se pode exigir e esperar do seu quadro de funcionários. Esse conhecimento ajuda na hora de avaliar o seu desempenho e conceder as promoções àqueles que atingiram as metas esperadas.

Dessa forma, tem-se certeza que a valorização ocorre de modo justo. Claro que para isso acontecer é essencial que o plano de cargos e salários seja implantado de forma correta para que surta os efeitos desejados e todos se beneficiem.

Eficiência garantida na seleção de pessoal

Mais uma razão é a retenção dos profissionais que melhor atendem as necessidades da sua empresa. Com isso, é possível garantir não só a sua satisfação, como do contratado e de todos os demais membros da equipe. Afinal, eles também ganham com a escolha apropriada dos seus colegas.

Nesse sentido, é importante ainda que sejam escolhidos profissionais que buscam se fixar na empresa, serem reconhecidos e crescerem com ela. E mais, deve-se contratar novos empregados de acordo com as suas competências técnicas e comportamentais e que estejam alinhadas a sua função.

Motivação e retenção de talentos

Atuar em uma empresa que valoriza os seus colaboradores, não só com reconhecimento verbal, como elogios (embora esses também possuam a sua relevância), mas sim, com desenvolvimento de carreira, é um dos principais motivadores. Isso quer dizer que a sua equipe se torna muito mais dedicada e produtiva.

Afinal, eles sabem que o seu esforço será recompensando de maneira adequada. Já a sua empresa garante um quadro de funcionários talentosos, nos quais vale a pena investir para que permaneçam por um longo tempo. Eles também buscam se capacitar e assim oferecem um trabalho cada vez melhor.

Ajuda em eventuais questões trabalhistas

Outro motivo e benefício para a empresa que se preocupa em desenvolver um plano de cargos e salários é a possibilidade de contar com uma ajuda importante em eventuais reclamações trabalhistas. Isso porque ao ter cargos bem definidas sabe-se qual é a função de cada um.

Por consequência, evita-se que um colaborador execute uma tarefa que não lhe diz respeito, o que pode, futuramente, ocasionar um impasse com a justiça do trabalho.

E mais, o plano de cargos e salários garante a adequada equiparação salarial, o que poderia ser mais um problema com colaboradores que se desligam da empresa.

A Lumi Consult pode ajudar a sua empresa a desenvolver um plano de cargos e salários por meio do desenho de cargos com base em processos. Ficou interessado? Então, clique aqui (link site) e descubra o que uma equipe qualificada e motivada pode fazer pelo seu negócio.

Deixe Um Comentário

Todos os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios