Cada vez mais, as empresas têm percebido a importância de contar com um programa estruturado de compliance. Resumidamente, ele consiste em apresentar as regras que devem ser seguidas, por mais óbvias que sejam. Como é de se imaginar, o seu objetivo é reduzir riscos e evitar problemas causados pela não observância de normas, regras e leis.
No entanto, para que esse objetivo seja alcançado, é preciso implementar o compliance de forma adequada, de modo que possa ser seguido por todos com sucesso. Isso exige uma sequência de passos, a fim de garantir o compliance na sua empresa.
Quer saber como? Então, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir qual é a receita ideal para implementar o programa.
- Identifique os riscos e como podem ser evitados
- Determine procedimentos para cada situação
- Promova treinamento com toda a equipe
- Crie um canal para denúncias
- Considere a relação com terceiros
- Avalie se a implementação está obtendo êxito
Identifique os riscos e como podem ser evitados
O primeiro passo para garantir o compliance na sua empresa é saber quais são os riscos existentes e como eles podem ser evitados pela sua equipe. Para tanto, é preciso levar em conta questões como localização das operações, competitividade do mercado e o cenário regulatório.
Veja quais são as que melhor se aplicam ao seu negócio e entenda como evitá-las para então colocar no papel.
Determine procedimentos para cada situação
O próximo passo consiste em estabelecer políticas e procedimentos para cada situação que foi identificada como de potencial risco para o seu negócio. Ou seja, é necessário que os seus colaboradores saibam quais são as normas existentes nessas questões e como agir em conformidade.
Para cada situação deve-se deixar bem claro no programa o que pode e não pode fazer. Nesse sentido, é preciso criar um procedimento operacional padrão, como um código de conduta, que esteja em conformidade ao objetivo do compliance.
Promova treinamento com toda a equipe
Mais um passo importante de como garantir o compliance na sua empresa é treinando a sua equipe sobre as maneiras de agir e se comportar de acordo com as necessidades de cada situação. Nem sempre fornecer o programa por escrito para que seja lido é suficiente.
Assim, o treino certifica que houve entendimento, quando é possível simular determinadas circunstâncias e verificar como os colaboradores agem. Também é o momento de tirar qualquer dúvida.
Crie um canal para denúncias
É necessário que seja criado um canal para que os colaboradores possam denunciar, inclusive de forma anônima, se algum dos seus colegas agir de maneira indevida e contra os regulamentos.
Não se trata de ser “dedo-duro”, mas de criar uma forma para que o programa realmente seja seguido. Claro que as denúncias devem ser verificadas primeiro, além de determinar penalidades para quem descumprir o que foi determinado.
Considere a relação com terceiros
Fornecedores, consultores, parceiros e outros também devem estar em conformidade com o programa de compliance. Por isso, é sempre muito importante conhecer quem são os terceiros com quem a sua empresa se relaciona e evitar quaisquer situações que prejudiquem a sua marca.
Avalie se a implementação está obtendo êxito
Por fim, é essencial que, para garantir conformidade na sua empresa, sejam avaliadas as ações implementadas.
Para tanto, podem ser realizados testes de documentos, entrevistas com colaboradores e inspeções. Caso sejam percebidas falhas, é possível rever o programa e aperfeiçoá-lo.
E para que tudo ocorra como o previsto, nada melhor do que contar com uma empresa especializada, como a Lumi Consult, que pode ajudar a implementar o compliance com sucesso. Clique aqui (link site) e veja como.