A saúde mental dos colaboradores nesse período de pandemia é uma das preocupações mais importantes dos dias atuais. Afinal, há muitas mudanças acontecendo em um curto espaço de tempo, além de grandes incertezas sobre o futuro, tanto das organizações quanto da sociedade como um todo.
A saúde mental no ambiente de trabalho já era um assunto amplamente discutido antes da COVID-19, porém, com sua chegada, o cenário se tornou mais desafiador. Algumas empresas foram obrigadas a adotar o home office, outras a tomar uma série de cuidados para seguir atendendo aos clientes com segurança.
Seja qual for o tipo de segmento da organização, as mudanças foram drásticas e causaram impacto na saúde mental dos colaboradores. Quem está trabalhando de casa precisa estabelecer uma nova rotina, já os que estão nas ruas, atendendo em supermercados, farmácias e hospitais, precisam lidar com o medo constante de ser contaminado e de contaminar seus entes queridos. Não é uma carga leve!
Diante de todas essas questões, o RH precisa se posicionar de forma efetiva. Tanto a empresa quanto os colaboradores devem ter o setor como um porto seguro, um lugar onde podem se apoiar e ter seus anseios acalmados.
Veja algumas ações que contribuem para isso:
- Promover coffee breaks.
- Horários para ginástica laboral.
- Fortalecer feedback e estar ainda mais aberto à escuta e à discussão de alternativas.
- Entender cada um dos casos. Cada pessoa é única e precisa ser tratada como tal.
- Promover a valorização da vida além do trabalho.