É o modo como as pessoas, entre gestores e times, percebem o ambiente em que trabalham. O clima de uma empresa exerce influência direta na satisfação, no engajamento e na performance de seus colaboradores.
Um bom ambiente de trabalho é aquele em que as pessoas são felizes de estarem ali, são respeitadas, valorizadas, ouvidas, sentem que podem crescer profissionalmente e possuem um bom relacionamento com seus colegas.
Aliás, empresas que conseguem manter um bom clima organizacional possibilita caminhos para atrair e reter talentos. E sem dúvida tendem a obter mais sucesso no mercado. Quando o clima organizacional é sadio, as pessoas sentem um desejo real de ajudar a empresa a atravessar momentos desafiadores e orgulho por defender a marca, os colegas e suas lideranças.
A pesquisa de clima, quando aplicada corretamente, mostra como os colaboradores se sentem em relação ao que a organização oferece e onde pode promover melhorias para tornar o ambiente cada vez mais agradável para trabalhar.
Cuidar do ambiente pode evitar adversidades e consequências mais graves, como:
- aumento do desperdício de materiais e perdas na produção;
- aumento dos conflitos;
- baixa na produtividade;
- baixo engajamento e desinteresse;
- diminuição da criatividade;
- falta de motivação e comprometimento;
- aumento dos índices de absenteísmo;
- aumento dos índices de turnover;
- perda de talentos.
Cada empresa tem o ritmo e o modo de trabalho impostos pelo tipo de negócio. Identificar o que faz bem aos colaboradores e estimula sua produtividade é o melhor caminho para desenhar e favorecer o clima organizacional.