Sendo CEO, sempre haverá decisões importantes a tomar. E isso não é tão simples assim, pois envolvem processos, custos e também pessoas. No entanto, isso precisa ser feito com muita cautela e estratégia, a fim de que a empresa tenha um melhor desempenho para o sucesso do seu negócio.

Para que as decisões sejam mais acertadas, o CEO deve definir quais são os desafios competitivos atuais, buscar oportunidades de negócio e projetar melhorias para as práticas empresariais. É assim que as incertezas serão reduzidas e os resultados melhorados.

Como características fundamentais do planejamento estratégico, podemos citar:
● relaciona-se ao processo de adequação da empresa a um ambiente mutável;
● é orientador para o futuro;
● é compreensivo, ou seja, abrange todos os recursos da empresa e pretende obter efeitos sinérgicos das potencialidades atuais e futuras da organização;
● é um processo de construção de consenso, o que significa que os objetivos de todos os stakeholders devem ser considerados;
● é uma forma de aprendizagem organizacional, já que a empresa adapta-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetível a mudanças.
Além disso, o planejamento estratégico tem o objetivo de responder a 4 perguntas básicas.
● Quem somos?
● Onde queremos chegar?
● Os fatores externos estão sendo avaliados?
● Como os objetivos organizacionais serão atingidos?
Com as respostas a essas questões, é possível simular cenários e situações que vão descrever potenciais acontecimentos futuros e ajudar o gestor a se prevenir deles. Nesse processo são considerados fatores diversos, como os econômicos, históricos, geográficos, entre outros.
Assim fica evidente a relação e a influência do planejamento estratégico no processo decisório. Mas de que forma isso impacta os resultados? Entre em contato com a gente e iremos informar todas as possibilidades de melhoria na sua empresa.

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