Garantir a saúde e a segurança no trabalho é uma obrigação de todas as empresas, independente do seu porte e segmento de mercado. Além disso, não basta ter boa vontade, as organizações devem contar com métodos para que os seus colaboradores atuem de forma adequada.

Trata-se d gestão de Saúde e Segurança do Trabalho ou de SST. Mas, afinal, além de ser obrigatório, por que as empresas devem investir nisso? Se você deseja descobrir todas as vantagens de investir na Saúde e Segurança do Trabalho, continue lendo este artigo.

  • Redução dos casos de acidentes
  • Maior produtividade da equipe
  • Diminuição de despesas
  • Boa reputação para a empresa

Redução dos casos de acidentes

Entre as vantagens de investir na Saúde e Segurança do Trabalho destaca-se a redução dos casos de acidentes que, embora seja o benefício mais óbvio, é também um dos mais importantes. Afinal, ter colaboradores com doenças ocupacionais ou que sofreram acidentes só traz problemas para o seu negócio.

Para tanto, a gestão de SST consiste em medidas para assegurar a qualidade de vida e segurança dos funcionários. Isso abrange não só cuidados que evitam acidentes e doenças ocupacionais, como também mantenham a sua integridade física e a capacidade, o que contribui com o seu desempenho e satisfação com o local de trabalho.

Maior produtividade da equipe

Outro benefício de investir na gestão de SST é a maior produtividade da equipe. Isso acontece porque um ambiente com segurança é, por consequência, organizado, contribuindo com o acesso a equipamentos e recursos pelos seus colaboradores.

Além disso, por se sentirem mais seguros em seu local de trabalho, eles se sentem mais motivados a executar as suas atividades não só com agilidade, como ainda com maior nível de qualidade. E claro, com segurança, a equipe pode focar no seu trabalho, sem preocupações.

Diminuição de despesas

Mais uma das vantagens de investir na Saúde e Segurança do Trabalho é a diminuição de despesas, uma vez que colaboradores doentes ou acidentados podem trazer custos imprevisíveis ao seu negócio. Ou seja, caso eles tenham que se afastar do trabalho, é preciso contratar outras pessoas.

Uma contatação inesperada pode atrapalhar a rotina da sua equipe, pois é preciso convocar candidatos, fazer entrevistas, avaliar currículos e ainda treinar esse novo colaborador de modo apropriado. E caso o trabalho do funcionário afastado seja delegado a outra pessoa, essa pode ficar sobrecarregada.

Essas mudanças, não raro, prejudicam os fluxos de trabalho como um todo, reduzindo a produtividade e, por isso, impactando nos custos. E mais, conforme a situação, o empregador pode sofrer com aumento da contribuição previdenciária e até mesmo ter que pagar indenizações ao funcionário acidentado.

Boa reputação para a empresa

A imagem da empresa também se beneficia quando se investe na gestão de SST. Afinal, isso quer dizer que ela cumpre com as normas estabelecidas pelos órgãos governamentais e que se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores.

Esses atributos são muito valorizados pelos consumidores. Então, ter esse cuidado na sua organização pode até contribuir com as vendas, devido ao incremento na credibilidade.

Finalmente, saiba que a implementação ou adequação de SST na sua empresa pode ocorrer com planejamento, agilidade e utilizando a tecnologia em benefício da sua equipe e do negócio.

Quer implementar ou mesmo qualificar a gestão de SST na sua empresa? A Lumi Consult conta com uma equipe capacitada a oferecer toda a ajuda necessária. Para entender melhor esse serviço.

Deixe Um Comentário

Todos os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios