Empresas nos mais diversos nichos de atuação devem seguir regras, tanto as determinadas pelo governo, quanto regras internas, não só em relação ao comportamento da equipe, mas também a respeito dos seus processos. Estar em conformidade com essas normas é o que se chama de compliance.
Interessado no assunto e querendo saber mais sobre por que investir em um programa de compliance? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira o que é essencial no tema.
- O que é o programa de compliance?
- Vantagens do compliance?
- Como implantar na sua empresa?
O que é o programa de compliance?
O termo compliance tem origem do verbo em inglês “to comply”, que pode ser traduzido como agir conforme algo, podendo ser uma norma, comando, instrução interna, etc. Desse maneira, no mundo dos negócios, a expressão é usada para indicar que uma empresa atua de acordo com as regras a ela aplicáveis.
Compliance é utilizado ainda para indicar que a organização possui regulamentos internos para orientar a atuação de todos os profissionais. O termo abrangendo regras de forma geral dentro da empresa começou a ser usado mais recentemente, por isso, ainda é preciso implementá-lo em muitos locais.
O objetivo é o de atingir melhorias, em todas as esferas. Ou seja, atuar de modo legal junto ao governo, fornecedores, clientes e com os próprios colaboradores.
Vantagens do compliance
Como você pode imaginar, os motivos para investir em um programa de compliance são inúmeros. Entre eles, é possível destacar a redução de despesas e muita dor de cabeça com problemas jurídicos.
Afinal, quando há regras a serem seguidas, consegue-se evitar situações que ocorrem, não raro, só por falta de conhecimento. Além disso, com esse programa, que consiste em deixar toda a equipe a par das regras da empresa, se torna mais fácil acompanhar e otimizar os processos, inclusive, a utilização dos recursos da organização.
E claro, com o compliance, as chances de atrair parceiros de negócios confiáveis aumentam, pois é preciso que eles também tenham programas semelhantes. Nesse sentido, outras vantagens é a construção de um ecossistema com menores riscos para todos: para o seu negócio, clientes, fornecedores, investidores.
As boas práticas que o compliance promovem contribuem até mesmo com a boa reputação da sua empresa. Por consequência, atrai mais clientes e o resultado é o ganho de espaço no mercado consumidor, destacando a sua marca da concorrência.