Tomar decisões é uma tarefa indispensável para gestores de empresas, independente do seu porte e segmento de mercado. No entanto, decisões não podem ser tomadas de qualquer jeito, é preciso que haja procedimento, estratégia.

Se você entende a importância de fazer boas escolhas, esse artigo é para você. Continue com a sua leitura e confira, nos tópicos a seguir, as principais dicas para a tomada de decisão no seu negócio:

  • Defina objetivos e saiba o que quer
  • Tome decisões antecipadamente
  • Faça escolhas com base em dados
  • Tenha sempre um plano B
  • Seja ágil ao tomar decisões
  • Baseie-se em experiências anteriores
  • Integre sua equipe à tomada de decisões

Defina objetivos e saiba o que quer

A principal entre as dicas para a tomada de decisão no seu negócio é saber quais são os seus objetivos. Quando se entende onde se quer chegar, fica mais fácil fazer as escolhas certas, que melhor ajudem a atingir as metas estabelecidas.

Assim, tenha objetivos no médio (como aumentar a porcentagem de vendas até o fim do ano) e no longo prazo (se tornar uma empresa de renome nacional). Esses são alguns exemplos, avalie o que é importante para a sua empresa.

Tome decisões antecipadamente

Embora, muitas vezes, as decisões devam ser tomadas para resolver os problemas que aparecem, o melhor é se eles não acontecerem porque você já tomou uma decisão antecipadamente. Para tanto, é importante estar bem informado, antecipar cenários e preparar-sbe para novas situações.

Faça escolhas com base em dados

Outra das dicas para a tomada de decisão no seu negócio é sempre fazer escolhas fundamentadas em dados e não em achismos. Para tanto, faça uso de informações atuais e precisas sobre a sua empresa e o ambiente de negócios.  Reflita sobre os dados que repercutem sobre a empresa, cliente, concorrência.

Tenha sempre um plano B

Por melhor que seja a sua decisão frente a um impasse, vale a pena contar com um plano B, caso a escolha inicial não tenha sido a melhor opção ou haja imprevistos. Afinal, é normal tomar decisões menos adequadas, mas nesse caso é crucial mudar de estratégia assim que a falha for percebida.

Seja ágil ao tomar decisões

Mais uma das dicas para a tomada de decisões no seu negócio é agir com rapidez. No entanto, isso não significa fazer uma escolha sem pensar antes e avaliar todas as possibilidades. Claro que em algumas situações muitas informações devem ser analisadas, o que pode demandar mais tempo.

De todo o modo, é necessário entender que nunca as decisões devem ser deixadas para depois. Então, comece o processo de tomada de decisão assim que for identificada a sua necessidade.

Baseie-se em experiências anteriores

Levar em consideração a experiência para tomar decisões atuais pode ser muito útil. A experiência na sua atividade e segmento de mercado é uma grande aliada na hora de optar por uma ou outra alternativa. Então, antes de tudo, avalie se não há experiências passadas que podem contribuir.

Integre sua equipe à tomada de decisão

Por mais que você possua experiência e saiba o que faz, sempre é importante considerar outros pontos de vista. Nesse sentido, pode ser produtivo colocar a sua equipe a par da situação que exige uma decisão e incentivá-los a contribuir.

Profissionais com experiências diferentes têm o potencial de criar uma visão totalmente nova, inclusive, com alternativas que ainda não tinham sido consideradas.

A Lumi Consult é uma empresa preparada para ajudar na tomada de decisão no seu negócio.  Prepare seu time, invista em recursos de BI (Inteligência de Negócios). Clique aqui (link site) e conheça mais serviços.

 

Deixe Um Comentário

Todos os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios