Gestão por Processos de Negócio

A LUMI CONSULT DESENVOLVE PROJETOS QUE LEVARÃO AGILIDADE, DESBUROCRATIZAÇÃO E SEGURANÇA AO SEU NEGÓCIO.

Implementação de BPM – Business Processo Management em organizações públicas ou privadas, transformação de processos com foco no cliente e na obtenção de resultados sustentáveis para o negócio.

Alguns dos benefícios que a tecnologia BPM trará para sua empresa:

O BPM tem como foco alcançar os objetivos das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
  • Transparência em todas as etapas do processo.
  • Maior controle administrativo.
  • Aumento de produtividade.
  • Redução de custos.
  • Automação de processos e geração de evidências.

Um mapa dinâmico para a Gestão de Pessoas

Processos vistos dinamicamente são uma importante fonte de informação sobre habilidades, conhecimentos e atitudes demandados em uma organização.

METODOLOGIA E CICLO BPM: CONHEÇA AS 6 FASES DETERMINANTES.

  • Projeto: planejar como o projeto de gestão de processos de negócio será realizado na empresa.
  • Modelagem: os processos são levantados, detalhados no conjunto de atividades que os compõem e validados para garantir que o seu entendimento está correto.
  • Simulação: os processos são simulados com base em medidas de desempenho.
  • Execução: os processos são implantados e institucionalizados.
  • Monitoramento: os processos são acompanhados através de indicadores de desempenho previamente definidos para verificar se houve desvios
  • Melhoria: a situação atual dos processos é avaliada, melhorias são levantadas e o processo futuro modelado

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE PROCESSOS E DO TRABALHO

Processos desenvolvidos de acordo com alvos definidos estrategicamente são o primeiro passo para uma gestão efetiva. O engajamento dos profissionais aos processos é fruto de ações diversas que envolvem treinamento e capacitação.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL BASEADA EM PROCESSOS

A modelagem e análise dos processos fornece uma visão privilegiada do funcionamento organizacional atual e esperado. Papéis, níveis, relacionamentos, etc. ganham dimensão “material”, oferecendo os meios para a definição de estrutura organizacional adequada.

MAPA DE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

Ultrapassando os “silos funcionais”, identificação de conjuntos de habilidades e conhecimentos que potencializam a entrega de valor ao cliente ao longo dos processos.

NEGÓCIOS

Interação entre pessoas para realizar atividades cujo fim é a entrega de valor ao cliente e retorno às partes interessadas. Nesse sentido, negócios não são exclusividade de organizações privadas, nem se resumem a tratativas comerciais. Negócios estão presentes no setor público e também nas organizações sem fins lucrativos.

PROCESSOS

São conjuntos de atividades interligadas, realizadas por humanos ou máquinas, para alcançar um fim determinado, produto ou serviço. Em BPM, processo de negócio é um conjunto de atividades que ultrapassa barreiras funcionais para entregar valor ao cliente, dar suporte ou gerenciar outro processo.

PESSOAS

São o elemento chave de qualquer organização e também para a implantação ou mudança de processos. Qualquer trabalho relacionado a processos precisa estar fortemente apoiado no conhecimento das pessoas, bem como cuidar minuciosamente do gerenciamento das repercussões para elas.